sábado, 22 de novembro de 2014

MPS-SW, CMMI ou ISO 29.110? O que devo levar em consideração nesta decisão?

Muitas empresas procuram melhorar seus produtos continuamente e a melhor alternativa para isso é utilizando modelos de referência que possam ajudar a melhorar os processos e consequentemente o produto final (software), mas só isso não basta é preciso atestar ao mercado que o produto tem qualidade através de uma boa recomendação ou um certificado.

Em 2013 foi lançada internacionalmente pela ISO, ABNT e outros órgãos a norma ISO29110 para certificar o ciclo de vida do processo de desenvolvimento de software, e a 10 anos foi criado pela SOFTEX o Modelo de referência MPS.BR (MPS-SW), que além de certificar o processo, mostra o nível de maturidade que o processo de uma empresa se encontra. Além disso, há o "pai" de todos os modelos desse setor, o CMMI que foi criado pelo SEI em 1980, apesar de sua importância, ela torna-se quase inviável para a maioria das empresas de software do Brasil, devido ao seu alto custo de implementação e avaliação.

Dentre estas três possibilidades, o que devemos levar em consideração ao escolher qual o modelo ou norma? Para responder este questionamento, separei alguns fatores que devem ser levados em consideração na escolha da certificação.

  1. Reconhecimento do modelo no mercado: no mercado nacional o modelo MPS-SW é o mais reconhecido, com mais de 10 anos de existência já possui mais de 500 certificações em todo o Brasil. Já no mercado internacionalmente o modelo CMMI ganha neste critério, mas como a ISO29110 está sendo desenvolvida com o apoio de diversos países e é uma norma recente, ela poderá ser bem reconhecida no mercado;
  2. Estrutura: os modelos CMMI e MPS-SW tem a estrutura do modelo separadas em níveis de maturidade, o primeiro possui 5 níveis com 22 processos a serem implementados e o segundo 7 níveis com 19 processos. Já a ISO 29110 possui 2 processos, priorizando a Implementação do Software e a Gestão de processo, não existindo níveis de maturidade;
  3. Licitações: o governo valoriza o software gerado por um processo certificado através de pontuação nas licitações. Ambos os modelos MPS-SW e CMMI aparecem nas licitações, já a ISO 29110 está começando a aparecer nos editais; 
  4. Aderência a estrutura da empresa: nenhum desses modelos ou norma dizer como fazer, portanto todos tem a aderência com projetos ágeis e tradicionais. 
  5. Tempo médio de implementação: para o CMMI e MPS-SW depende do nível desejado, quanto menor o nível menor o tempo de implementação. Já a ISO29110 estima-se ser o mesmo tempo de um MPS.BR nível F.
  6. Valor de implementação e avaliação: o modelo CMMI é o mais caro, pois grande parte dos implementadores e avaliadores estão fora do Brasil. Já o MPS.BR e ISO29110 tem um preço muito mais acessível para a realidade das pequenas e médias empresas.
  7. Características técnicas: os processos dos modelos MPS.BR e CMMI e a norma ISO29110 têm aderência entre sim.
  8. Abrangência: a ISO29110 é para equipes de até 25 colaboradores, já os modelos MPS.BR e CMMI é para todo o tipo de empresa (micro, pequena, média e grande).
Concluindo, não é possível decidir qual é o melhor modelo dentre eles, mas sim o melhor para cada organização, com isso devemos levar em consideração os fatores citados e os objetivos estratégicos da organização.

Referências e Leituras Recomendas 
SEBRAE; Normas e certificações em software, qual serve melhor para mim?. 2013.
http://bis.sebrae.com.br/GestorRepositorio/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/02f09c945e1a1a0789a6cdef2b04654b/$File/4554.pdf

SOFTEX; Guia Geral. 2012.
http://www.softex.br/wp-content/uploads/2013/07/MPS.BR_Guia_Geral_Software_2012-c-ISBN-1.pdf 

SEI; CMMI for development v1.3.
http://www.sei.cmu.edu/reports/10tr033.pdf

ABNT. Engenharia de Software — Perfis de ciclo de vida para micro-organizações (VSEs)
Parte 4-1: Especificações de perfil: Grupo Perfil Genérico. 2013  http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=90170