sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Como fazer um Plano de Ação para um projeto CERTICS?

Planejamento é a preparação para a ação, pelo menos, o planejamento deve ser separado da execução para uma minimizar os riscos do projeto e obter um maior grau de sucesso, diminuindo retrabalhos, custos e tempo.

Aqui estão alguns itens que devem ser levados em consideração na hora de planejar o projeto de implementação da CERTICS.


1. O quê?
Essa primeira interrogação é a mais básica e deve ser respondida de acordo com o objetivo que a empresa quer chegar com a ação proposta. Com isso, a definição do "o quê" será a escolha do software a ser certificado, para isso é necessário levar em consideração se o software foi desenvolvido nacional, se tem inovação, se foi gerado por pessoas que pertencem a organização (CLT, sócio), se foi gerado a partir de conhecimento/ estudos.

2. Por quê?
Esta a principal pergunta que deve ser feita antes de começar um projeto de certificação e para responder deve-se entender o real proposito do modelo, para que não haja problemas de estratégia e gastar tempo e dinheiro. Para auxiliar nesta resposta é preciso lembrar que o modelo é feito para avaliar e o software é 100% nacional, se tem inovação e se vende para o governo. Outras perguntas relacionadas a isso deve levar em consideração, como: Qual o motivo que levou a ser certificar? Vendemos ou podemos vender para o governo? A equipe que desenvolveu (fez os requisitos e arquitetura) o software faz parte da organização? Temos autonomia para tomar a decisão nas alterações do software? Foi incluída inovação no software? Foi feita pesquisa para evolução do produto?

3. Quando?
O projeto poderá ser dividido em duas etapas a Implementação e Avaliação. Na primeira consiste no entendimento do modelo, coleta das evidências geradas e preenchimento do sistema CERTICSys - esta etapa estima-se uma média de 4 meses. Na segunda etapa consiste na avaliação das evidências geradas pelo desenvolvimento do software a ser certificado - uma avaliação dura em média 3 meses e consiste no entendimento das evidências pelo avaliador e a visita para checar a conformidade do software no modelo. Com estas estimativas de referência é possível elaborar um cronograma mais detalhado das ações do Plano de Ação.

4. Quem?
Uma equipe dedicada no projeto é um fator de sucesso para obter a certificação, os responsáveis pela implementação devem ser identificados e cobrados pelo andamento do projeto, esta etapa pode utilizar como apoio consultores para auxiliar no entendimento do modelo e das etapas da avaliação.

5. Quanto Custará?
Esta questão é crucial para o sucesso da ação e nela deve constar o custo do projeto e possíveis alternativas para problemas financeiros. Com planejamento e organização, qualquer projeto pode ser realizado, desde que a companhia se focalize na parte financeira para executar a ação.

A parte de implementação dependerá se a empresa contrata consultoria ou não, algumas instituições avaliadoras do Certics também apoiam a implementação, basta entrar em contato para saber os valores da implementação. Já a avaliação é de acordo com a receita bruta anual da empresa, conforme a tabela abaixo.



Referências e Leituras Recomendas
www.certics.cti.gov.br
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/como-fazer-um-plano-de-acao/72824/

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